sexta-feira, 30 de julho de 2010

O SENHOR É MEU PASTOR

Desde a queda do homem no Éden pelo pecado, entregando a satanás o Paraíso que o Senhor Deus havia lhe ofertado, as ovelhas ficaram desgarradas, andavam sem pastor, porque os pastores não as apascentavam.


Todavia, Deus, na sua infinita longanimidade e misericórdia, trazia consigo um plano para reconciliar o homem, ainda que para isso houvesse derramamento de sangue, e não hesitou em apresentar em holocausto o seu próprio Filho, o qual, nos dias da sua carne, oferecendo com grande clamor e lágrimas, restituiu ao Pai a dívida que o homem havia contraído, pagou o mais alto preço, com o seu próprio sangue.

Porque ainda na antiguidade, o Senhor manifestou o seu descontentamento com os pastores, e revelou o seu propósito para salvar o homem da maldição do pecado, por causa do seu amor pelo ente que criou, então o Senhor assegurou:
Levantarei sobre as minhas ovelhas um só Pastor, e Ele as apascentará; o meu servo Davi é que as há de apascentar; Ele lhes servirá de Pastor (Referindo-se a Jesus, que viria da descendência de Davi). Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse (Ezequiel 34.23, 24).


As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.

Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.

A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.

Uma pausa para meditarmos na menção do Senhor sobre uma classe diferenciada de ovelha: A gorda e a forte, as quais não têm o seu apreço.

Observem que o Senhor evidencia uma afeição especial pela suas ovelhas, e faz uma delineação no perfil dessas, como a perdida, a desgarrada, a enferma, numa abrangência geral sobre as ovelhas que padecem e andam em angústia, porem, Ele alerta que a gorda e a forte, serão julgadas por um juízo exclusivo, e, destruídas.

Para entendermos melhor esta alegoria proposta pelo Senhor, vamos meditar no livro de Zacarias 11.4, Assim diz o Senhor, meu Deus: Apascenta as ovelhas da matança, cujos possuidores as matam e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o Senhor, porque hei enriquecido, e os seus pastores não têm piedade delas.

Essas são as ovelhas gordas e fortes que o Senhor se referiu, os eruditos que exercem a liderança no meio do rebanho de Cristo, com aparências de “obreiros piedosos” mas as extorquem, e não tem piedade delas, mas, na manifestação do Senhor Jesus para arrebatar a sua igreja, muitos lhe dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?


E, então, o Senhor Jesus lhes dirá abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Portanto amados, estejam atentos, e não se deixem conduzir pelos que querem mostrar bom aspecto exterior, que na verdade têm alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne (Colossenses 2.23), mas Deus, não aceita a aparência do homem.

Por isso a palavra de Deus no livro dos Salmos 23.1, declara: O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará, o que certamente se cumprirá na vida daquele que tem na pessoa do Senhor Jesus Cristo, seu único Pastor, e suficiente Salvador, pois Ele mesmo exorta ensinando-nos que não precisamos andar cuidadosos com as necessidades materiais do amanhã, pelo que haveis de comer ou beber; nem quanto às precisões do corpo, pelo que haveis de vestir, pois as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e o Pai celestial as alimenta.

Entretanto, o homem feito sua imagem e semelhança, é muito mais importante para Deus do que as aves e todas as outras coisas terrenas, e o Pai celestial bem conhece as nossas necessidades antes mesmo de abrirmos a boca; e o que realmente precisamos, é, buscar primeiramente o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas.

E no livro dos Salmos 37.25 a palavra de Deus nos conforta pelo seu servo Davi, homem segundo o coração de Deus, exaltando o Reino do Senhor declarou: Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

O Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a descendência dos ímpios será desarraigada. Pois o Senhor não desamparará o seu povo, por causa do seu grande nome. Porque o Senhor é o nosso ajudador, e não temeremos o que nos possa fazer o homem.

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Filipenses 4.19).

E no capítulo 10 do Evangelho de João, cumpre-se a profecia de Ezequiel 34, momento em que o próprio Senhor Jesus atrai para si a responsabilidade de apascentar e zelar pelo seu rebanho, e assegura: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Eu conheço as minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido. Elas ouvem a minha voz, e me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos.

Este é verdadeiro Pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas, Ele não faz acepção de pessoas, e não requer bem material algum. Um Pastor que não se envolve na corrupção, não compartilha com a mentira, e nunca irá decepcionar aquele que o ama e guarda os seus mandamentos, porque é puro, íntegro, santo, e nunca conheceu o pecado.


E no Evangelho de João 10.16, o Senhor Jesus, declara: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Amados em Cristo, esta é a palavra do Senhor Jesus para a sua meditação e reflexão. Ele manifesta que tem outras ovelhas, que são suas, mas ainda não estão no seu aprisco (curral), mas Ele veio para agregar estas também, para que ouçam a sua voz, e Ele também possa ouvi-las.

E você, meu amado irmão em Cristo, saiba que antes de fazer parte de qualquer igreja local, você é membro da igreja de Deus, a qual Ele comprou com seu próprio sangue, "o sangue do seu Filho"(Atos 20:28). Saiba também, que alguns líderes são falsos, gananciosos e enganadores (Ezequiel 34:1-3; Mateus 24:24; Atos 20:29,30;     2 Pedro 2:1-3). Jesus é o verdadeiro pastor da Igreja. Aconselhamos-vos a não depreciar seu líder, mas a examinar as Escrituras para ver se o que você está aprendendo tem coerência com as verdades do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual nos resgatou com o seu próprio sangue inocente, para que, no seu grande e terrível dia, venha a ouvir a sua voz, então haverá um rebanho e um Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário